Energia solar fotovoltaica
e meio ambiente:
parceria sustentável,
desenvolvimento para vida toda.
Os municípios podem e devem participar dos processos de articulação, proposição, implementação e execução de programas e políticas de incentivo ao uso de energias renováveis com o objetivo de contribuir para a diversificação da matriz energética local.
Muitas são as áreas temáticas de frentes de ação no tema. Por exemplo, podemos destacar a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica em prédios públicos, casas, escolas, creches, hospitais, instalações de serviços em geral; edifícios comerciais e industriais; tratamento de água e saneamento; aterros sanitários; estabelecimento de metas de energia renovável solar fotovoltaica para a matriz energética da cidade.
Para a (re)energisa - a criação de estratégias para adoção e fomento do uso dos sistemas fotovoltaicos deve contribuir
com o crescimento econômico do município, como também para a redução dos impactos ambientais, fomento da cadeia produtiva do setor e educação ambiental para estímulo ao uso de fontes renováveis de energia já que diversifica e estimula setores de produção da economia local, além dos cidadãos de uma forma geral. O foco principal deve ser na promoção de um efetivo desenvolvimento social e ambiental, o qual o uso consciente do recurso da energia elétrica é o fator preponderante, além dos ganhos econômicos com as economias alcançadas, geração de empregos e novos negócios.
PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
Educar-se ambientalmente é, ao fim, educar-se para o outro. Antes das mínimas escolhas cotidianas, como a decisão sobre em qual tipo de geração de energia investir, deveria haver sempre uma pergunta simples e fundamental: que tipo de lugar para viver queremos deixar às futuras gerações?
Porque é da resposta a essa pergunta que atitudes podem ser mudadas. Questionar-se é o primeiro passo. Analisar e decidir, o segundo. Agir, o terceiro. As cartilhas aqui produzidas buscarão ajudar principalmente os moradores, associações, estudantes, empresários, comerciantes a cumprir essa tripla jornada de conhecer, eleger e transformar. Aliás, transformar é palavra-chave que consta no DNA da (re)energisa.
Os temas que se sucederam por aqui vão da responsabilidade de cada pessoa pelo equilíbrio do planeta ao papel específico da escola, das empresas, dos empresários, dos educadores ambientais e da comunidade local. Inserir-se nesse campo de conhecimento, nos debates que ele propõe, é inserir-se em assunto de importância mundial. É pensar sobre os rumos de nossa própria vida.
Vamos juntos.
(re)energia Pra Todos.
Baixe aqui nossas cartilhas
e (re)ambientize!